Jogo de cena

Texto escrito antes da categoria mudar para “O livro é melhor que o filme?”.

* * *

(Texto sem spoilers.)

Jogo de cena, direção de Eduardo Coutinho, 2007.

“O mundo é feito de histórias, não de átomos”, escreveu Muriel Rukeyser. Não foi o teatro que saltou aos meus olhos em Jogo de cena. Foram as histórias.

Um anúncio de jornal convidava mulheres para participar de um documentário. O principal requisito? Ter histórias para contar. Depois dos testes, alguns relatos selecionados foram entregues a atrizes, tanto famosas quanto desconhecidas. Diante da câmera, elas contaram essas histórias. Uma ideia aparentemente simples deu origem a um documentário incrível.

Quem é quem? Ora atriz contando a história da mulher comum, ora mulher comum contando a sua história, ora atriz falando de si mesma. O diretor responde sutilmente a essa dúvida, mas nem sempre percebemos como ele faz isso. Não importa, entramos no jogo. Queremos apenas ouvir o que aquelas mulheres querem nos contar.

Além das histórias, as atrizes. Elas também revelam alguns meandros do ofício. A dificuldade em parecer verossímil, a emoção verdadeira ou estimulada, o chorar em cena. Não só, a necessidade de entender essas personagens e falar por elas. Nesse momento, percebemos: elas não estão distantes das mulheres comuns. Os depoimentos acontecem no palco, de costas para a plateia. O tempo todo, vemos as cadeiras vazias. Somos todas atrizes. Somos todas mulheres contando as suas histórias.

Foi assim que me senti ao longo do filme: eu poderia estar diante do Eduardo Coutinho contando a minha vida.

No livro A louca da casa, Rosa Montero escreveu que “inventamos para nós as nossas lembranças”. Não contamos as nossas histórias como elas aconteceram, mas como as lembramos. A imaginação preenche as lacunas da nossa memória. Onde a realidade termina para que a ficção possa começar? Jamais teremos essa resposta. E, sinceramente, isso não faz a menor diferença..

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s