A árvore

Texto escrito antes da categoria mudar para “O livro é melhor que o filme?”.

* * *

(Há alguns spoilers, mas nada que não esteja presente no trailer do filme.)

A árvore (The Tree), direção de Julie Bertuccelli, 2010.

Morte é ausência. Seja de alguém, de uma situação, de uma condição. Algo deixou de existir e nada será como antes. Pois aí reside a delicadeza do filme A árvore: acontece justamente o oposto, a grande presença em cena é de quem já morreu.

Uma família comum: pai, mãe, quatro filhos, sendo um adolescente, dois meninos e uma menina. Ao lado da casa, há uma árvore tão grande que sua copa cobriu uma parte do telhado, suas raízes invadiram as profundezas da terra. O pai morre subitamente. E agora?

Presente no momento da morte, extremamente apegada ao pai, Simone, a menina, não aceita tamanha perda. Ela acredita que seu pai está presente naquela árvore. Não só, conversa com ele, pendura objetos em seus galhos, dorme ali. Ela não quer deixar o pai ir embora.

Mas a árvore continua crescendo e suas raízes ameaçam derrubar a casa. O que fazer? Deixar as raízes seguirem seu curso e destruírem a morada daquela família ou derrubar a árvore, para desespero da filha?

Ao longo do filme, vemos como cada um dos cinco lidam com a morte do marido, do pai, do esteio daquela família. Mas talvez nossa grande identificação seja com Simone e sua relação com aquela árvore. Todos nós temos árvores que devem ser derrubadas a fim de não destruírem o que construímos. Mas teimamos em não aceitar a perda. Derrubá-la significa reconhecer o fim de alguma coisa. E o que será de nós dali em diante?

Talvez Simone tenha a resposta, quando diz à sua melhor amiga: “A gente pode escolher ser feliz ou triste. E eu escolhi ser feliz. E eu estou feliz.” Quem sabe seja melhor escolher ser feliz, mesmo quando as raízes do passado invadem a nossa vida.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s